segunda-feira, novembro 05, 2018

BANDOLIM


Amizade pé de serra
Nas noites de sexta-feira
Jogando conversa fora
Falando qualquer besteira.
O bandolim a tocar
Qualquer música, canção
A gente a conversar
As coisas do coração.
A panela de caldo verde
A tigela a fumegar
Eu desejando ver-te
Mais do que saborear.
Alguém conta piada
Sem graça como ele só
E é pura palhaçada
Todos riem, mas com dó!

No encanto daquelas noites
De passados tão distantes
As estrelas eram açoites
Nas tristezas aviltantes.
Bandolim choramingando
Canção triste ao luar
O coração caxingando
Com vontade de chorar.
Pela porta do coração
O frio da madrugada
No bandolim, a canção
Ordenou sua retirada.
Lá pelas tantas, um a um
Os amigos vão saindo
Alguns tomavam seu rum
Outros já iam dormindo.

Cheguei em casa apressado
A garoa que me levou
Pra debaixo do telhado
Que um dia me abrigou.
Fui presto para a cama
Encontrar o travesseiro
Aquele que o sono ama
Nela joga-se por inteiro.
E os sonhos daquele sono
Foram ao som do bandolim
Lancei-me ao abandono
Pedi com fé: rogai por mim!

Josué Ebenézer Nova Friburgo,
28/10/2018 (05h45min).

Nenhum comentário: