quarta-feira, agosto 06, 2014

A PONTE

Uma ponte para eu atravessar
quero também em suas muretas observar
o leito do rio que oferece contorno às águas
e pensar no curso da vida
que dá contorno à minha existência.

Os galhos das árvores se vergam ao ímpeto do vento.
Folhagens desprendem-se rebeldes.
Eu já não sou quem fui
as lutas da vida me encurvaram,
mas consegui novamente firmar-me
resistindo aos ventos contrários.

Por uma simples razão:
no lugar secreto da oração
meu monte, meu imo, minha fonte –
curvei-me, prostrado, ante meu Deus.
E até percebi que nesta estrada,
antes de chegar à ponte,
coisas se desprenderam de mim
como folhas de árvores castigadas pelo vento.

E chorei, e relutei, e achei que eram perdas.
Mas, na dependência do Espírito
descobri que tudo era alívio
era a sobrecarga desnecessária que só pesava em mim...

Agora, estou sobre a ponte
e preciso fazer a travessia.
Não posso agir como a mulher de Ló
não posso, de mim, sentir pena ou dó
é preciso abandonar o passado
resistir às negações
reconhecer meus erros
soltar as amarras
postar-me na direção do Espírito
para ser levado por outros ventos
para que os ventos de Deus
me levem ao seu Santo lugar.

Uma lágrima teimosa insiste em aparecer,
mas o Vento logo a seca...
E, quando percebo, já fiz a tra-
vessia: estou do outro lado
onde tudo é Luz
onde habita Jesus
e eu sou ovelha de seu Rebanho.

Josué Ebenézer Nova Friburgo,

26 de Junho de 2014 (05h31min).

Nenhum comentário: